sexta-feira, 20 de março de 2009

crise mundial financeira



ADRIANO PEREIRA Nº1 8ºB
FILIPE LINHARES Nº4 8ºB
LUÍS PEIXOTO Nº10 8ºB


INTRODUÇÃO :

Nos fizemos este trabalho porque hoje em dia estamos a atravessar uma grande crise mundial. E quisemos saber mais sobre ela.


A crise do sistema financeiro que estamos a atravessar é GLOBAL era expectável e ainda se desconhece a total extensão e natureza da mesma. Cada dia que passa vamos tendo conhecimento de mais um banco que foi alvo de intervenção e é inevitável lembrar a teoria do caos. De facto estamos perante uma crise com natureza e dimensão complexas, com contornos ainda difíceis de avaliar e consequências desconhecidas no futuro. A turbulência dos mercados financeiros que emergiu com a crise do sub-prime vai prolongar-se e pode vir a afectar de forma significativa toda economia mundial.
É o culminar de uma antiga crise agrícola e alimentar que já provocou a fome e a subnutrição em milhares de milhões de pessoas. Para perceber totalmente todas as terríveis implicações do que se está agora a passar, é necessário analisar a interacção entre estas crises a curto e a longo prazo. Ambas as crises resultam principalmente da produção com fins lucrativos de alimentos, de fibras e agora de bio combustíveis e do conflito entre os alimentos e as pessoas que ela gera inevitavelmente.
Existem duas economias paralelas. Aquela que você e eu conhecemos, onde recebemos nosso salário final do mês, pagamos nossas contas, compramos alguns produtos para nossa subsistência, eventualmente alguns bens de consumo duráveis e por ai vai...Mas também existe uma economia virtual, aquela dos investidores e dos banqueiros, onde o dinheiro não é de verdade, mas electrónico e fica pulando de galho em galho, especulando em busca da melhor rentabilidade.O que aconteceria se eu, você, seu vizinho e o vizinho do seu vizinho, fossemos aos bancos aos mesmo tempo sacar todo o saldo de nossas contas bancárias? Certamente o banco não teria caixa para banca todos os depósitos dos seus clientes de uma só vez.Isso ocorre porque os bancos não nos emprestam dinheiro de verdade quando fazemos um financiamento. Eles simplesmente digitam alguns dados num terminal de computador e o crédito aparece como num passe de mágica na nossa conta.Este dinheiro não veio de outro consentiste, ele simplesmente apareceu do nada na sua conta, mas agora você tem uma dívida para com a instituição financeira e vai ter que paga-la com juros e em dinheiro real, que será posteriormente incorporado ao capital do banco.

CONCLUSÃO:
Depois deste trabalho ficamos a saber mais sobre a crise esperamos que tambem fiquem.

1 comentário: